Asfalto ecológico é testado em Bom Despacho

Ir para o conteúdo

Asfalto ecológico é testado em Bom Despacho

Dutra Solo Forte
Publicado por Dutra Solo em Notícias · Sexta 17 Jun 2022
A prefeitura de Bom Despacho, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, está testando um asfalto ecológico como alternativa para a manutenção das estradas rurais. O produto à base de vegetais, que é fabricado pela Dutra Comércio e Serviços, com sede em Valinhos (SP), é visto como uma alternativa para a conservação das estradas, tem menor custo e grande durabilidade. O produto já foi aplicado em cerca de 300 metros de uma estrada rural no município e, se for aprovado, pode ser usado em cerca de 1,5 mil quilômetros de estradas em Bom Despacho.

De acordo com o prefeito de Bom Despacho, Dr. Bertolino da Costa Neto, o asfalto ecológico impermeabiliza as estradas, garantindo a não formação de buracos, barros e nem poeira.

Além de ser uma alternativa para solucionar os problemas das estradas, que acabam impactando de forma negativa o escoamento da produção agropecuária do município, a aplicação do produto tem custo mais acessível, ficando cerca de 5 vezes mais barata que o asfalto tradicional.

Achamos o produto interessante e pedimos uma demonstração in loco. Foram recolhidas amostras do solo e a empresa responsável, a Dutra Solo Forte, levou para análises e testes necessários. Foi feita a preparação do solo e aplicado o produto. A área teste é  de 300 metros e estamos observando os resultados. Já percebemos, visualmente, um aumento grande da resistência do solo quando comparado com o sem aplicação. Além disso, mesmo com muitas chuvas, o espaço de teste segue sem barro. Isso tem nos dado expectativas muito boas”.
Preocupação com o meio ambiente

As expectativas são positivas e a prefeitura de Bom Despacho irá fazer análises em laboratórios para avaliar se o produto tem algum componente que possa contaminar o solo ou impactar de forma negativa o meio ambiente.
“Se aprovado, vamos passar a discutir preços com a empresa. Nosso objetivo também é fazer parceria com as empresas instaladas nas áreas rurais do município e que dependem das estradas para escoar a produção. Temos aqui a ArcelorMittal, Biotec e laticínios, por exemplo”, disse.

Ainda segundo Dr. Bertolino, a alternativa, se aprovada, vai trazer bons resultados, reduzindo a necessidade de manutenções nas estradas como é feito hoje. Além disso, com estradas em boas condições, a produção na área rural é favorecida com o escoamento facilitado, redução das perdas, ganho de tempo e menos impactos na qualidade.
Ele explica ainda que em áreas mais críticas, no período de chuvas, produtores, principalmente de leite, encontram dificuldades para transportar o produto, que é perecível.
“Dependendo da época do ano, como o período de chuvas, as estradas ficam intransitáveis, geram muita manutenção e gastos muito grandes por parte do município. Além disso, muitas vezes, as empresas ficam prejudicadas. Por isso, a ideia é buscar por um produto que tenha maior durabilidade, traga economia e seja eficiente. Estamos com expectativa boa e recebendo prefeitos de várias cidades para avaliar o produto”, contou.
A estimativa da prefeitura é que, se aprovado, ainda este ano, de 400 a 500 quilômetros de trechos mais críticos devam receber o produto. No total, a estimativa é aplicar em cerca de 1,5 mil quilômetros de estradas rurais em até 3 anos.
Solução personalizada
O sócio-diretor da Dutra Solo Forte, Rogério Ferrari, explica que a empresa tem como objetivo propor inovações tecnológicas, soluções de alta qualidade, 100% sustentável nas operações de impermeabilização e enrijecimento do solo. O produto, que é 100% à base de vegetais, foi desenvolvido respeitando o meio ambiente e a biodiversidade.
Além do uso em estradas rurais, a aplicação do asfalto ecológico já é feita em obras de engenharias, chácaras e propriedades rurais.

“Nas estradas vicinais, entre os benefícios estão os custos mais baixos e a durabilidade é muito extensa. É um produto que está há muitos anos no mercado e vem sendo aplicado há mais de 20 anos. Nas chácaras e propriedades rurais, fazendas, mesmo com a impermeabilização, o asfalto ecológico  mantém a originalidade do ambiente, mas sem buracos, sem barro, poeira e com grande resistência”, explicou.

Antes da aplicação, são feitos diversos testes no solo e apontadas correções necessárias. O produto é desenvolvido conforme as características dos solos avaliados. Com base nos dados, são feitos protótipos que ficam imersos em água durante sete dias para avaliações e ajustes finais.

Cada solo é tratado de uma forma diferente. Tem muitas cidades em Minas procurando e querendo conhecer a tecnologia. A conservação das estradas é um problema sério em Minas, principalmente no período de chuvas”, completou.


Contatos

Av Invernada, 1647 (Sala 2) - Bairro Nova Itália
CEP 13271-450 - Valinhos - SP

(19) 3229-0835
(19) 98327-1445

dutracomercio@outlook.com

Expediente

SEG - SEX
08h00 - 18h00

SAB - DOM
fechado


*Fechado nos feriados
Criado por Virtuainfo
Dutra Solo Forte - Garantia de 5 anos
Voltar para o conteúdo